Bioethanol Fuel

ENQUETE

Qual o comentário mais comum que você tem ouvido sobre os motores O.S. BE (Bioetanol)?

1 - O gasto com combustível a ETANOL é muito menor e ele é tão fácil de regular quanto qualquer motor glow a metanol!

2 - É muito mais econômico, mas é chato de regular no começo. Porém, depois que você pega o jeito, é um motor glow como qualquer outro!

3 - Não compensa a economia no combustível, pois não tenho saco pra ler manual, apesar de as dicas básicas caberem só na primeira página.

4 - Prefiro motor a gasolina, mesmo sendo maiores e mais pesados.

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POTÊNCIA E DESEMPENHO
A diferença e a semelhança entre os
motores BE e os a metanol
Por que o desempenho de um BE é semelhante ao de um motor a metanol de mesma cilindrada se, por exemplo, um O.S. 75-AX tem potência de 2,4ps a 15.000rpm enquanto o 75-BE tem 1,2ps a 10.000rpm? A pergunta é de Paulo Eduardo Andrade, de Água Boa, MT.

Paulo, antes de responder, observe atentamente como estão expostos nos manuais os dados de potência dos motores 55-BE e 55 AX (metanol) e 75-BE e 75 AX (metanol). Compare-os:

Power output
55-BE = 0,95ps / 10.000rpm
55 AX (metanol) = 1,75ps / 16.000rpm

75-BE = 1,2ps/10.000rpm
75 AX (metanol) = 2,4ps/15.000rpm

Como se vê, a potência é expressa nas mesmas rotações para os motores BE (10.000) e em rotações diferentes para os AX (15.000 e 16.000):

• 10.000rpm no 55-BE contra 16.000rpm no 55 AX (metanol)
• 10.000rpm no 75-BE contra 15.000rpm no 75 AX (metanol)

Note também nos manuais que as hélices recomendadas são exatamente as mesmas para os AX e para os BE de iguais cilindradas, mas os 75-BE têm mais opções:

• 12×7-8 e 13×6-7 para os 55 AX e BE
• 13x8-10 e 14x6-8 para o 75 AX
• 13x9-10, 14x6-8 e 15x6 para o 75-BE

Vamos juntar esses dados para compreender porque, na prática, os desempenhos não são tão diferentes quanto parece.

A O.S. preferiu expor a potência dos BE no regime de rotação que corresponde ao de máximo torque desses motores (10.000rpm), mais próximo do regime normal de funcionamento, em vez do regime de máxima rotação NOMINAL POSSÍVEL, como vinha fazendo com todos os seus motores 2T a metanol. Este regime só é "atingido" teoricamente, nos cálculos que consideram o eixo do motor girando SEM CARGA, quer dizer, SEM HÉLICE. Mesmo com a menor hélice do mundo a potência prática de um motor está bem longe dessa potência teórica.

Assim, a potência dos O.S. BE expressa a capacidade média de trabalho do motor com qualquer uma das hélices recomendadas e não sem nenhuma hélice.

A O.S. fez isso porque, de fato, o funcionamento dos BE é diferente dos AX a metanol e não teria nenhum sentido comparar suas potências com um método teórico que vale para um, mas não vale para outro. Seria como medir centímetros com régua de polegadas. Para compreender melhor este aspecto, leia no site o artigo sobre "A química do torque".

Na prática, um BE tem potência cerca de 10% menor do que seu equivalente a metanol, mas com a vantagem do maior torque. O resultado final é que nem se nota essa diferença, pois, de fato, os desempenhos são semelhantes.

Note que o motor 75-BE gira hélices 15x6 (!), enquanto a maior hélice recomendada para o 75 AX é 14x6-8!

Eu tenho voado desde maio de 2009 com o 55-BE. Ele gira as mesmas hélices recomendadas para o 55 AX (12x7, 12x8, 13x6). Em voo, é como se não houvesse nenhuma diferença! Contudo, esse motor 55-BE está em um Stickão 60 que voava antes com um O.S. 61 FX. Ao trocar de motor, sinceramente, foi como se nada houvesse mudado! O Stickão decola e sobe na vertical como um foguete! Tentarei levar esse avião ao 25º Fesbraer!

Abração!
Álvaro Caropreso

COMENTÁRIO


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