Bioethanol Fuel

ENQUETE

Qual o comentário mais comum que você tem ouvido sobre os motores O.S. BE (Bioetanol)?

1 - O gasto com combustível a ETANOL é muito menor e ele é tão fácil de regular quanto qualquer motor glow a metanol!

2 - É muito mais econômico, mas é chato de regular no começo. Porém, depois que você pega o jeito, é um motor glow como qualquer outro!

3 - Não compensa a economia no combustível, pois não tenho saco pra ler manual, apesar de as dicas básicas caberem só na primeira página.

4 - Prefiro motor a gasolina, mesmo sendo maiores e mais pesados.

Ver resultado

Site da Futaba Site da O.S. Engine Site da Thunder Tiger Site da Carrera Site da Revell Site da Monogram Site da Phoenix Model Site da Super Tigre Site da Real Flight Site da Duratrax Site da Helimax Site da Tactic Site da Dimetil
COMBUSTÍVEIS GLOW
Entenda a cor do que o motor cospe!
Atualizado em 11/09/13

Álvaro Caropreso

Primeiro, vamos esclarecer uma dúvida muito comum: Tárcio Minervino, de Itabuna, BA, pergunta se o uso de after run é aconselhável para seu BE 55. Sim! O uso de after run é aconselhável para qualquer tipo de motor a combustão, seja qual for o combustível. Vamos, então, ao que podemos entender sobre a cor do resíduo do escape. O comentário a seguir refere-se aos motores O.S. BE (Bioetanol), mas vale também para motores glow convencionais, que usam combustível a base se metanol.

A mistura padrão O.S. Bioethanol é bastante simples: etanol anidro (99,5%) + 13% de óleo de rícino PA ("para análise, 99,9% de pureza) e aditivos descarbonizante, antioxidante, antiespumante e corante.

O resíduo na saída do escape dos motores O.S. BE, com combustível padrão, deve ser apenas avermelhado em razão do corante. Geralmente, os combustíveis glow convencionais, a base de metanol, também usam corantes (verde, vermelho, laranja etc.), de modo que o resíduo do escape deve ter a mesma coloração. Mas nunca negro!

Se houver resíduo negro isso pode indicar problemas no motor, não no combustível. É mito associar a cor negra ao lubrificante, pois em condições normais, para todos os tipos de combustíveis glow, esse ingrediente não é queimado dentro da câmara de combustão. Aliás, o lubrificante não é queimado simplesmente porque ele tem uma temperatura de inflamação SEMPRE muito abaixo da temperatura em vigor na câmara de combustão. Isso porque o lubrificante tem um duplo papel: além de lubrificar, ele é responsável pela transferência de calor para fora do motor. Ou seja, ele é o sistema de arrefecimento dos motores glow. Então, se o resíduo do escape sai negro, algo anormal está acontecendo no motor, nunca no lubrificante.

Acompanhe com as fotos e compare com o que você vê no seu motor, seja ele BE ou glow convencional, a metanol:

Na primeira foto, o resíduo é o que sai do escape com o motor em funcionamento em condições normais. Para conferir, coloque um pedaço de papel-toalha ou papel higiênico perto da saída do escape e deixe o resíduo espirrar e se acumular no papel.

Na segunda foto, o resíduo é o que pinga do escape após o funcionamento (vire a boca do escape sobre o papel e deixe pingar). Essas são as condições normais.

Mas há pelo menos uma situação em que é normal o resíduo sair mais escuro, tendendo a enegrecido: nos primeiros dois ou três voos após um período de uma ou mais semanas em que o motor fica parado SEM que tenha sido escoado o combustível remanescente e SEM que tenha sido usado óleo after run para proteção, o descarbonizante do combustível atuará como elemento de limpeza e o resíduo no escape sairá mais escuro. Um pouco mais enegrecido no primeiro voo, depois cada vez mais claro até encontrar a coloração normal.

Dois ou três voos geralmente bastam para que o resíduo volte para a condição normal mostrada acima.

O que não é normal é a persistência do resíduo demasiado enegrecido, principalmente aquele "preto-carvão" em que se vê, inclusive, algo como um pó negro em meio ao óleo. Veja a terceira foto. Amplie para examinar os detalhes.

A foto mostra duas manchas: à esquerda, a de um resíduo bastante enegrecido, que pinga do escape após o funcionamento do motor. À direita está o resíduo normal, como os das fotos anteriores.

O resíduo negro pode ser um problema e suas causas podem ser as seguintes (e isto vale para qualquer motor glow):

1 - O motor está funcionando superaquecido em razão de regulagem demasiado pobre, o que tende a carbonizar as impurezas aspiradas com o ar.

2 - O motor foi posto a funcionar em regime de voo sem o devido amaciamento;

3 - O escape pode estar vibrando em razão de os parafusos estarem frouxos (a fricção entre o escape e a boca de saída do motor produz o resíduo negro);

4 - A base da biela e/ou o eixo de manivela do girabrequim estão roçando na tampa traseira do cárter. Isso geralmente acontece quando a gente abre essa tampa e se esquece de recolocar o anel de vedação;

5 - Os rolamentos podem estar sendo "lixados", seja por desgaste natural das esferas, seja pela entrada de poeira e sujeira pela boca do carburador. Neste caso, é importante levar em conta que mesmo a poeira impalpável tem uma extraordinária capacidade abrasiva.

Se o motor é novo e parecem improváveis as hipóteses 2, 3, 4 e 5, resta suspeitar da hipótese 1 (mistura demasiado pobre). Então, não custa lembrar as Dicas Mais Importantes dos Motores BE:

1 - Regule a máxima RPM dentro da faixa de rotação indicada pelo manual, seja qual for a hélice!
2 - O som "apitado" da máxima RPM é mais grave do que nos motores glow convencionais, a metanol. Use tacômetro até acostumar seu ouvido a perceber a máxima RPM do BE. Leia mais aqui.
3 - Baixe o manual em português!

Se precisar, ligue para o Plantão de Suporte:

PLANTÃO O.S. BE (Bioetanol)
Tudo o que você precisa saber sobre os motores O.S. BE (Bioetanol)

No site: http://www.bioetanolfuel.com.br
No Twiter: http://twitter.com/bioetanolfuel
E-mail: suporte@bioetanolfuel.com.br

Fone: 11-77872861 • Nextel 5*522416 (Só não vale ligar à noite!)

PERGUNTE - COMENTE


Bioethanol Fuel - O.S. Engines/Aeromodelli - São Paulo - Brasil     Telefone: 11 5093-0200    Fax: 11 5093-7400

Home  |  Busca de produtos  |  Como comprar  |  Assistência técnica  |  Suporte ao consumidor  |  Downloads & Links  |  Hobbylink   início da página

Copyright © 2017 Aeromodelli Ltda. Todos os direitos reservados.